terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Sandman - Prelúdios e Noturnos

Fala galera!

Quem se diz fã de quadrinhos, mas nunca leu ou ouviu falar de Neil Gaiman e sua criação máxima, Sandman, não é tão fã assim.

Uma das histórias mais influentes de todos os tempo, e uma narrativa gráfica superior em vários aspectos, os arcos de histórias de Sandman são meio complicadas de se descrever.


Sandman (ou Morpheus, Oneiros, Senhor do Sonhos, entre outros nomes de várias culturas esquecidas) é um dos Sete Perpétuos (a se saber: Morte, Destino, Desejo, Destruição, Desespero, Delírio e Sonho) que não são deuses, mas sim existências superiores responsáveis pela ordem da realidade como a conhecemos.

Seu primeiro arco, chamado "Prelúdios e Noturnos", publicada entre 1988 e 1989, foi o início da saga do Senhor do Sonho.



























Numa tentativa de aprisionar a morte, o mago Roderick Burgess (uma alusão clara para Aleister Crowley, famoso mago e ocultista), em 1916, prendeu por engano, o Sonho. E o manteve em cativeiro por setenta anos. E isso teve uma consequência grave para toda a humanidade (sem spoilers!).

Sonho consegue fugir, e encontra seu reino, o Sonhar, muito diferente do que era: abandonado e destruído.
Nessa caminhada, ele encontra Caim e Abel, e também com as Três-em-Um, as três bruxas que se apresentam como uma virgem, uma mãe e uma velha, presentes em várias mitologias.
Além disso, Sonho perdeu suas três ferramentas mágicas: seu elmo, seu rubi e sua areia.


Ele consegue recuperar a areia com a ajuda de ninguém menos que John Constantine; o elmo foi recuperado no Inferno (com uma série de diálogos espetaculares com Estrela da Manhã, vulgo Lúcifer) e seu rubi estava com o louco Dr. Destino, John Dee.

A narrativa de Gaiman, misturando mitologia e cultura Pop, e os desenhistas deixam tudo mais saboroso.

Esse é o pontapé inicial para entrar no mundo de Sandman.
Futuramente, postarei aqui outras histórias do personagem, mas nada melhor do que postar sobre o início!

Vai correr atrás pra ler isso!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário