terça-feira, 5 de agosto de 2014

DC Comics - As Melhores Sagas dos Anos 90

Fala galera!

O final da década de 80 e até meados da década de 90, foi uma época sangrenta para os personagens da DC Comics.
Ninguém escapou ileso, nem mesmo seus principais heróis.
Aqui nesse post segue o que é considerado histórias cruciais para a DC Comics, colecionadores e entusiastas.

Morte em Família


Em 1988, a DC Comics resolveu fazer uma enquete, que seria respondida por telefone, se Jason Todd, o segundo Robin, deveria morrer. Os votos a favor foram a maioria.
Desenhada magistralmente por Jim Aparo (um dos meus desenhistas preferidos do morcego), e escrita por Jim Starlin.

A história foi muito bem tramada, onde mostra Robin saindo do controle, ficando cada vez mais raivoso e se arriscando à toa. E todos sabem que o Batman não age assim.
Ao mesmo tempo em que o morcego resolve tirar seu ajudante de atividade, Robin descobre a identidade de sua verdadeira mãe, que está vivendo no Líbano, e o Coringa está em posse de uma arma nuclear, um míssil cruise, e pretende vendê-lo para terroristas. E em qual local o palhaço vai realizar essa venda?


Sem intenção, Batman se encontra com Robin e a mãe dele no Líbano, e tentam impedir o Coringa de realizar seus planos (ou parte deles). Mas em uma virada sinistra, o Coringa arrebenta o parceiro do morcego a golpes de pé de cabra (essa cena é clássica, e sempre existem menções a ela em algumas histórias do Coringa), prende Robin e sua mãe em um barracão com uma bomba.


Batman não chega a tempo. E o morcego sai em busca de vingança, sendo que até mesmo o Superman tenta impedir. E termina de uma maneira "mal resolvida", como o próprio Batman diz.


A Morte do Superman


Tida como a história mais importante de todos os tempos, a morte do Superman teve grande cobertura por parte da mídia. A venda da revista, nos EUA, começou a meia noite, e as lojas especializadas tinham lápides nas vitrines com o "S" estampado sangrando.


A história é simples: uma criatura surgida do nada, Apocalypse, começa a destruir tudo em seu caminho. Para tentar parar a criatura, a Liga da Justiça (da época, diferente de hoje) aborda Apocalypse, porém sem sucesso, e é massacrada.
Até que Superman chega e consegue, com muito custo, deter a criatura.
Mas o custo foi muito alto, e Superman morreu no processo.


Desenhada por Dan Jurgens, Jon Bogdanove, Tom Grummett, Brett Breeding e Rick Burchett, e escrita por Dan Jurgens, Louise Simonson, Roger Stern, Jerry Ordway e Karl Kesel.


Curiosidade: a cada parte da história, cada página contém uma certa quantidade de quadrinhos, mas em ordem decrescente. Por exemplo, no capítulo 4, são 4 quadrinhos por página, no capítulo 5, são 3 quadrinhos por página etc. No capítulo 7, são páginas inteiras com apenas um quadro, dando a impressão da grandiosidade e violência da luta.


A Queda do Morcego


A saga mais importante do Batman de todos os tempos. Sério!
Um vilão que surge do nada, chamado Bane, além de extremamente inteligente, ótimo estrategista e movido a base de uma droga chamada "veneno (hoje conhecida como Titã)" que o deixa muito mais poderoso, tem a ambição de ter Gotham City só para ele.


Então Bane traça seu plano: levar Batman ao limite.
Como fazer isso? Libertando todos os inimigos presos no Asílo Arkham, e fazendo Batman a lutar e combater sem parar, levando-o a exaustão total.
E ele consegue fazer isso. E realiza o que sempre falou: quebrar o morcego.


Nesse meio tempo, Batman e o terceiro Robin, Tim Drake, treinam um jovem chamado Jean-Paul Valley, conhecido por Azrael, que se juntasse aos combatentes do crime. Mas com o Bruce Wayne gravemente ferido, Jean-Paul assume o manto do morcego.


Porém ele se torna muito violento, faz alterações na roupa do Batman, que se torna uma armadura. Tudo isso culmina no retorno de Bruce Wayne, que volta a assumir seu capuz.


Detalhe: A Queda do Morcego se passa durante a Morte do Superman.
O novo Batman aparece durante o Retorno do Superman e o Crepúsculo Esmeralda.


O Retorno do Superman


Após os eventos da morte e funeral, quatro indivíduos dão as caras afirmando ser o Homem de Aço: Um cara com armadura e marreta chamado Aço; um garoto bad boy chamado Superboy; um Superman violento, chamado de "o último filho de Krypton", que na verdade era o Erradicador, um antigo inimigo; e o "Homem do Amanhã", que dizia ser o Superman reconstruído com partes robóticas (conhecido hoje como o vilão Superciborgue).


Após muitas batalhas, o que levou a destruição total da cidade do Lanterna Verde Hal Jordan, Coast City, o verdadeiro Superman ressurge, e que na verdade não havia morrido; apenas "descarregado", e estava em animação suspensa na Fortaleza da Solidão.


Com o Superman verdadeiro de volta, novos aliados, e os vilões derrotados, restara apenas velar pela cidade de Coast City destruída.


Crepúsculo Esmeralda


Coast City foi destruída. Todos os familiares e amigos de Hal Jordan se foram.
Hal queria apenas trazer sua cidade de volta, já que o anel energético se limita apenas a força de vontade do portador. Mas os Guardiões de Oa não ficaram contentes com a atitude de Hal, e pediram que ele levasse o anel de volta para Oa, a terra dos Lanternas Verdes.


Hal Jordan partiu para Oa... mas não para devolver o anel.
Consumido pelo desejo de trazer tudo o que ele mais amava de volta, destruiu toda a tropa dos Lanternas Verdes, inclusive a última e desesperada alternativa dos Guardiões: Sinestro, que recebeu um anel verde para parar Jordan.


Após destruir todos, Jordan finalmente se funde a bateria central de Oa, a fonte de energia dos Lanternas Verdes, e se torna Parallax. Após esse evento, é escolhido um novo (e último) Lanterna Verde, e os poderes de Parallax darão início a outra saga.



**********

Como disse no começo do post, a DC Comics não perdoou seus personagens, e em um futuro post falarei da "Zero Hora", a sequência do Crepúsculo Esmeralda, o destino de Parallax e o futuro do Universo DC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário