quinta-feira, 12 de junho de 2014

Soundgarden - 20 Anos de "Superunknown"

Fala galera!

Gosto muito de falar de Rock por aqui, inclusive os vários álbuns que escuto ou escutei, mas alguns realmente me marcaram muito.
Sempre alguns discos (ou disco) fazem parte da trilha sonora da nossa vida.

E é com grande prazer que venho postar sobre uma banda que sempre me marcou muito, o Soundgarden, e sobre o álbum "Superunknown", que escutei demais na minha adolescência, e esse sim, faz parte da trilha sonora da minha vida.

Da esquerda pra direita: Matt Cameron, Kym Thayil, Chris Cornell e Ben Shepherd.

A banda formada por Chris Cornell (vocal, guitarra), Kim Thayil (guitarra), Matt Cameron (baterista) e Ben Shepherd (baixo) lançaram este álbum em 1994, e trouxeram até então a inspiração de seus três discos anteriores, e criaram o que é considerado sua obra-prima.

No meio do turbilhão do Grunge, o disco é considerado um dos melhores da época, pra não falar de todos os tempos. É nesse disco que a voz de Chris Cornell se tornou a potência conhecida de hoje. E pra quem não sabe, não foi o Nirvana que "inventou" o Grunge. O Soundgarden foi a banda pioneira.

A voz de Chris Cornell se tornou mais conhecida em 1994.

Sucesso comercial e de crítica, foi o álbum que os levou ao sucesso. Com as canções "Black Hole Sun", "The Day I Tried to Live", "Fell on Black Days", "Spoonman" e a faixa-título "Superunknown", que trazem letras obscuras, misteriosas, sendo que muitas músicas estão relacionados com abusos, suicídios e depressão.

Capa original de "Superunknown".

A arte de capa do álbum (conhecida como "Screaming Elf") é uma fotografia distorcida dos membros da banda, tirada por Kevin Westenberg, sobre uma imagem de uma floresta queimando de cabeça para baixo em preto-e-branco. Quanto ao trabalho de arte, Cornell disse:
"Superunknown se relaciona com nascimento de certa forma...Nascendo ou até mesmo morrendo. A coisa mais difícil era encontrar a imagem visual certa para pôr em um título como esse. A primeira coisa que pensamos foi em uma floresta em cinza ou preto. 
Eu gostava daquelas histórias quando criança, onde florestas eram cheias de coisas malignas e assustadoras, ao invés de serem jardins felizes que você podia acampar".

E depois de 20 anos, a banda relançou esse álbum!
"Superunknown" - Deluxe Edition é um disco duplo, com capa especial e encarte com 28 páginas, toda a arte retrabalhada e com fotos inéditas.
As músicas do disco 1 foram remasterizadas, e o disco 2 traz demos, ensaios, versões acústicas, remixes e faixas inéditas da época em que o disco foi gravado.

Capa retrabalhada de "Superunknown" Deluxe Edition.

E uma curiosidade: Um palhaço de um programa de televisão, que era chamado "Superklown", inspirou o nome do álbum. Além de ser um ítem de colecionador, é sem sombra de dúvida um pedaço importante da história do Rock, e é a oportunidade de ouvir o Soundgarden no auge de sua forma.

Segue traklist dos discos:


Disco 1 - Remastered Album

01. Let Me Drown
02. My Wave
03. Fell on Black Days
04. Mailman
05. Superunknown
06. Head Down
07. Black Hole Sun
08. Spoonman
09. Limo Wreck
10. The Day I Tried to Live
11. Kickstand
12. Fresh Tendrils
13. 4th of July
14. Half
15. Like Suicide
16. She Likes Surprises

Disco 2 - Demos, Rehearsals, B-Sides, Remixes

01. Let Me Drown (Demo)
02. Black Hole Sun (Demo)
03. Half (Demo)
04. Head Down (Rehearsal)
05. Limo Wreck (Rehearsal)
06. The Day I Tried to Live (Rehearsal)
07. Like Suicide (Acoustic)
08. Black Days III (Fell on Black Days Demo - Early Version)
09. Birth Ritual (Original Demo Version)
10. Exit Stonehenge
11. Kyle Petty, Son of Richard
12. Jerry Garcia’s Finger
13. Spoonman (Alternate Steve Fisk Remix)
14. The Day I Tried To Live (Scott Litt Mix)
15. 4th of July (Instrumental)
16. Superunknown (Instrumental)

Nenhum comentário:

Postar um comentário