terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Hideshi Hino - Mestre do Terror dos Mangás

Fala galera!

Sou realmente muito fã de mangás e quadrinhos.
Mas o diferencial dos mangás, é que nem sempre tem um herói nas histórias. É uma quantidade tão grande de histórias, com os temas mais variados, desde romance, aventura, fantasia, humor e é claro, o terror.

Conhecido como um dos maiores mangakas de terror, temos Hideshi Hino. No Japão e em outras partes do mundo, Hino é tido como o maior de todos. Aqui no Brasil, poucas pessoas o conhecem. Então nada melhor apresentar ao amantes do gênero esse grande artista.

Hideshi Hino, o criador.

Hideshi Hino nasceu na Manchúria, China, em 1946. Além de artista de mangás, é cineasta e roteirista. Se erradicou com a família no Japão, ainda muito pequeno, para não serem linchados por grupos radicais de chineses, já que na Manchúria haviam muitos imigrantes japoneses, e os chineses estavam cansados (e queriam se vingar) dos anos de dominação japonesa no país.

A destruição do Japão pós-guerra marcou profundamente sua mente e o trabalho que viria a desenvolver em mais de trinta anos. Muitos mangás de Hino retratam fatos de sua vida, como, por exemplo, seu avô, que era um membro da Yakuza, ou seu pai, que criava porcos e tinha uma tatuagem de uma aranha nas costas.

Ele é o criador original da famosa série polêmica e sangrenta de filmes de terror Guinea Pig. Já ouviram falar desses filmes, certo? Ainda mais que dizem que é coisa proibida e só tem na Deep Web... mas não. São filmes bem trash mesmo, mas são bem sanguinários. Quem tem estômago fraco, nem se arrisque.

Uma das capas da série "Guinea Pig".

Dentre seus trabalhos mais famosos estão os mangás “Jigokuhen” (Panorama do Inferno, 1983) e “Akai Hebi” (A Serpente Vermelha, 1985). E abaixo segue o contexto dessas duas obras:

Jigokuhen - Panorama do Inferno


O mangá conta a história de um pintor, de nome desconhecido, que é apaixonado por sangue. E é com seu próprio sangue que pinta suas obras. Entre suas pinturas do inferno de paisagem pós-nuclear, que se confunde com a nossa própria realidade, ele nos apresenta sua família: uma filha também desenhista, que se diverte retratando animais mortos; um filho que prefere matar os animais e lamber seus olhos apodrecidos; e a esposa que trabalha num bar para zumbis. Eles formam uma família estranha e feliz…



Akai Hebi - A Serpente Vermelha


A história se passa em um ambiente de terror sufocante. Enclausurado em uma casa cercada por uma floresta intransponível, o garoto que é o principal personagem e narrador desta viagem à loucura, vive aterrorizado pelo comportamento de sua estranha família: seus pais, seus avós e uma irmã.

O fino equilíbrio entre a extravagância e a loucura total é quebrado quando um novo hóspede aparece, uma serpente vermelha, que se introduz na vida e na mente dos habitantes da casa, abrindo um portal para um mundo infernal, sangrento e medonho.


O garoto nos conduz nesta jornada alucinante como se estivesse entorpecido pelo veneno da serpente, até um final surpreendente que aniquila qualquer possibilidade de fuga deste mundo de horror.


Os trabalhos de Hino podem ter diferentes leituras. Podem ser vistos como uma cativante história de terror ou como uma viagem no tempo, até o Japão pós-guerra, com os horrores desencadeados pelas bombas atômicas jogadas em Hiroshima e Nagazaki. Todas as conseqüências das bombas são mostradas ali: seres deformados mental e fisicamente, montanhas de cadáveres, doenças desconhecidas, paisagens arrasadas.

Com traços firmes e característicos do artista, Hino nos leva a lugares mais sombrios do que imaginávamos.
Vale a pena conhecer esse artista, e suas obras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário