domingo, 5 de maio de 2013

Stone Sour - House of Gold & Bones


Fala pessoal!

Além de ser roqueiro, sou apreciador de boa música.
Falo isso porque, como todos sabem, muitos dizem que são bandas de Rock, e de qualidade, mas na verdade, não são. Curto muito a ideia de uma banda que lança conceituais, e que além de elevar a música a um nível superior, marca seu nome na história do Rock.


Lançar álbuns conceituais, que contam uma história, e que fogem dos padrões "normais" não é pra qualquer banda. Exige muito dos músicos, e realmente todos precisam estar num clima de entrosamento fora do comum pra realizar uma tarefa dessas.

Para ilustrar melhor isso, temos a banda Stone Sour.
Composta por Corey Taylor (vocais e piano), James Root (guitarra e teclados), Josh Rand, (guitarra) e Roy Mayorga (bateria), e formada em 1992, em Des Moines, Iowa.

É, o Corey Taylor também é o vocalista do Slipknot, e James Root o guitarrista da mesma banda. Porém, eles já eram do Stone Sour quando foram chamados para o Slipknot, quando a banda mascarada estava em sua fase embrionária.

Na minha opinião, Corey Taylor é uma das figuras mais representativas no cenário do Rock nos últimos 15 anos. Consegue manter duas figuras distintas: como frontman do caos desenfreado do Slipknot, e como o vocalista melódico do Stone Sour. Além de ter uma voz marcante, consegue ser extremamente carismático, mesmo com a apresentação violenta do Slipknot. 

Com ótimos álbuns lançados (a saber, "Stone Sour", de 2002, "Come What(ever) May", de 2006, "Audio Secrecy", de 2010), em 2012 lançaram o álbum que com certeza, é a entrada da banda para a história: o disco duplo "House of Gold & Bones".

Lançados originalmente em dois discos em datas distintas (a parte 1 em outubro de 2012 e a parte 2, em abril de 2013), o trabalho relata uma história escrita por Taylor. O encarte de ambos os discos, ao invés das letras, contam essa história, que começa no primeiro disco e termina no segundo.

House of Gold & Bones Part 1


1. Gone Sovereign
2. Absolute Zero
3. A Rumor of Skin
4. The Travelers (Pt. 1)
5. Tired
6. RU486
7. My Name Is Allen
8. Taciturn
9. Influence of a Drowsy God
10. The Travelers (Pt. 2)
11. Last of the Real



House of Gold & Bones Part 2


12. Red City
13. Black John
14. Sadist
15. Peckinpah
16. Stalemate
17. Gravesend
18. 82
19. The Uncanny Valley
20. Blue Smoke
21. Do Me a Favor
22. The Conflagration
23. The House of Gold Bones


A contagem das músicas também segue esse padrão: vai de 1 à 11 no 1º disco, e de 12 à 23 no 2º disco. As letras são muito complexas e muito bem escritas, e a parte instrumental é um espetáculo a parte: desde o peso do Heavy Metal a belas baladas do Hard Rock, tudo muito bem entrosado.

E uma história em quadrinhos ilustra melhor ainda essa ideia, escrita por Taylor e desenhada por Richard Clark.


Um trecho da história:
"Preso em uma realidade alternativa..." 
“O humano deve percorrer o caminho da casa do ouro e ossos (House Of Gold & Bones) como se estivesse perseguido por uma multidão enlouquecida e atiçado por um louco aliado, Allen. O que o humano descobre em sua jornada pode ser sua salvação... ou destruição.”

O Stone Sour com certeza encaixou mais uma obra-prima na história do Rock.
Pode ter certeza, que daqui a poucos anos, "House of Gold & Bones" será um verdadeiro clássico, e sorte a nossa poder escutar, ler e apreciar essa história!

Um comentário:

  1. Realmente Bart, entendo que Obece a La Morsa é um vídeo complicado, mas por ser um clássico da internet, achei interessante postar. Não procurava ser ofensivo...

    ResponderExcluir