domingo, 19 de maio de 2013

Rammstein - Liebe Ist für Alle Da


Fala galera!

Como um apreciador do bom Rock, sempre digo que a música evolui com o passar dos anos, acompanhando as gerações. Por exemplo: na década de 60, com  onda de "paz e amor", o início do Hard Rock e a Psicodelia acompanhou essa geração.
Nos anos 70, um Hard Rock mais amadurecido, a reviravolta do Punk e o início do Heavy Metal deram o tom dos anos vindouros. Na década de 80, com o fim da era Punk, o Heavy Metal vindo à todo o vapor e outros estilos surgindo já demonstravam o que estava por vir.
Na década de 90, com a explosão do movimento Grunge e o surgimento do New Metal demonstravam o que rolava pelo cenário.

Mas acredito que os estilos musicais que definiram o novo século, e que deram a cara para a nova geração são, sem sombra de dúvida, o New Metal e o Industrial Metal. Sons pesados e caóticos, como o nosso tempo.

Uma das maiores bandas de Industrial Metal e que melhor define o "caótico" que citei acima é o Rammstein.


A banda alemã formada em 1994, que conta com Till Lindemann (vocal), Richard Kruspe, (guitarra), Paul Landers (guitarra), Oliver Riedel (baixo), Christoph "Doom" Schneider (bateria) e Christian "Doktor Flake" Lorenz (teclado) e cujo nome da banda se originou de um acidente aéreo na cidade de Ramstein em 1988.

Foi a banda que mais faz sucesso fora da Alemanha, e que também é cercada de polêmicas. Desde casos de adolescentes que entram em escolas atirando até correr o risco de ter seus álbuns proibidos, tanto que aqui no Brasil apenas um de seus discos foi lançado, o restante apenas importados, e mesmo assim não são fáceis de encontrar.

Capa de Liebe Ist Für Alle Da. Capa muito emblemática, como uma "Santa Ceia" distorcida.

Em 2009 lançaram o disco "Liebe Ist Für Alle Da (O Amor é Para Todos)", a embalagem em acabamento digipac e de luxo, e que claro, é cercado de polêmicas (que explico logo mais).
Os sons da banda são amadurecidos a cada disco, e isso é bem notável.
O disco é extremamente pesado, e os músicos muito bem precisos no que fazem, com riff pesadíssimos, e a bateria bem marcada.
O vocalista Till com sua voz marcante e macabra ao mesmo tempo, sabe muito bem o que faz. Músicas como "Ich Tu Dir Weh", "Haifisch" e "Wiener Blut" são caóticas e densas, o que realmente quem curte espera.

Capa do single Haifisch.

E claro, não podem faltar as polêmicas: a começar pela capa, que mostra Till cortando uma mulher em cima de uma mesa. Claro que a capa foi proibida de ser vendida sem a devida cobertura.
A música "Pussy", que é ótima, também é controversa. O clipe oficial foi lançado em um site pornográfico, devido ao conteúdo altamente explícito, feito como montagem dos integrantes da banda fazendo sexo com mulheres. Porém a letra se trata sobre turismo sexual.

Capa do single Pussy.

Outra música polêmica é a faixa "B******". Muitas pessoas dizem que significa "bastard" ou "bollock", mas não é nada disso. Não tem significado nenhum, é apenas uma palavra que a banda inventou, que é "Bückstabü", ou seja, é o que o ouvinte quiser.

E claro, mais músicas baseadas em fatos reais. A "Wiener Blut", que trata do caso do austríaco Josef Fritzl, o pai incestuoso que teve sete filhos com sua filha mais velha, mantida em cativeiro num porão durante 24 anos.

Dois anos antes do lançamento do disco, o Rammstein passou por problemas: quase teve seus discos proibidos de ser vendidos, em 2007. Acusados de suas letras serem muito pesadas e incentivar a violência.

Uma das imagens da parte interna do álbum.

O Rammstein, ao lado de Rob Zombie e Marilyn Manson, são o maior exemplo da evolução do Rock, nos trazendo um Industrial Metal de extrema qualidade.
"Liebe Ist für Alle Da" traz um som muito apreciável, e que com certeza merece ser ouvido e entendido. Não conhece Rammstein? Não perca tempo e corra para ouvir! Já conhece? Ouça esse álbum e viaje!!

Segue tracklist (com as traduções dos nomes):

01 - Rammlied (Canção Ramm)
02 - Ich Tu Dir Weh (Eu Te Machuco)
03 - Waidmanns Heil (Saudação do Caçadore)
04 - Haifisch (Tubarão)
05 - B****** (Bückstabü)
06 - Frühling in Paris (Primavera em Paris)
07 - Wiener Blut (Sangue Vienense)
08 - Pussy (Bo**ta)
09 - Liebe Ist für Alle Da (O Amor é Para Todos)
10 - Mehr (Mais)
11 - Roter Sand (Areia Vermelha)

3 comentários:

  1. \O/ amo rammstein,rob zombie e marilyn :3 muito foda ele e amo soad tambem!!

    ResponderExcluir
  2. Falae Bart Fabri, indiquei o Segundo Olhar nessa TAG: http://predominiodoterror.blogspot.com.br/2013/05/tag-parcerias.html

    ResponderExcluir
  3. Oie Bart !!
    Muito legal essa publicação,gosto muito do Rammstein

    ResponderExcluir