quarta-feira, 3 de abril de 2013

Neil Gaiman - Deuses Americanos

Fala, pessoas!
Pois bem, faz um tempinho que não posto sobre livros, e dessa vez vou postar sobre um livro do genial Neil Gaiman!!

Neil Gaiman.

Pra quem não sabe (ou não acompanhou) Gaiman é considerado um dos 10 maiores escritores da atualidade. Começou sua carreira nos quadrinhos, mais precisamente a série "Sandman" (ótima por sinal), e várias participações tanto nos quadrinhos quanto no mundo da música e filmes.

"Deuses Americanos" foi lançado em 2002 aqui no Brasil (em 2001 nos EUA), foi vencedor de vários prêmios, entre eles o Nebula e o Hugo) e conta a história de Shadow, que a princípio está preso, mas está para ser solto, e voltar para sua namorada e para sua vida normal. Mas acontece uma tragédia, e em sua volta pra casa conhece o misterioso Sr. Wednesday. A partir desse ponto, Shadow se encontra com várias "pessoas", e não consegue mais distinguir a realidade da ilusão.


A ideia é simples e ao mesmo tempo, complexa: na formação dos Estados Unidos, vários imigrantes, de vários países formaram o país. E com isso, trouxeram suas crenças e sua fé em deuses a muito esquecidos.
Mas com o passar do tempo, essa crença foi sendo abandonada... e como ficam os deuses que foram trazidos até aqui? O que aconteceu com eles?

Aqui segue um trechinho quando Shadow encontra uma dessas "pessoas" no decorrer de sua jornada:

"― Eu sou um leprechaun ― disse com um sorriso malicioso.
Shadow não sorriu.
― É mesmo? ― perguntou. ― Você não deveria beber Guinness?
― Estereótipos! Você tem que aprender a pensar além dos padrões ― disse o homem barbado. ― Tem muito mais coisas na Irlanda do que Guinness.
― Você não tem sotaque irlandês.
― Estou aqui há tempo demais.
― Então você veio mesmo da Irlanda?
― Já disse. Eu sou um leprechaun. A gente não vem da porra de Moscou!”


Com uma narrativa primorosa, detalhada e de leitura viciante, Gaiman nos leva a uma viagem não tão distante dos dias de hoje, em uma história que nos leva a pensar. E com uma ótima mistura de realidade e mitologia! Eu não quero dizer mais pra não revelar muita coisa!

O livro ficou um bom tempo fora das prateleiras, mas em 2011 houve uma reedição do livro, então está mais fácil de encontrar.
Altamente indicado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário