segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Jimmy Page - Lucifer Rising

Jimmy Page, considerado por muitos como o maior gênio do Rock n' Roll, nunca escondeu de ninguém, porém evita comentar, seus interesses pelo ocultismo.
Já mencionei Page anteriormente aqui no blog, sobre o fato de que ele comprou a mansão que pertenceu a Aleister Crowley, a Boleskine House (quem quiser ler, clique aqui!).


No início dos anos 70, durante uma turnê com o Led Zeppelin, Jimmy Page recebeu o convite para criar a trilha sonora deste filme "Lucifer Rising", dirigido pelo diretor Kenneth Anger.

A sinopse do filme é: "Em mais um intrincado filme, com grandes influências simbólicas e mitológicas do Antigo Egito, Anger nos entrega mais uma obra prima, onde Lúcifer surge não como um demônio  mas como um anjo de luz. Com uma fotografia visceral, este curta traça paralelos entre bem e o mal, entre Deus e o Diabo."


O filme foi finalizado em 1972, porém distribuído em larga escala em 1980.
Mas o diretor do filme disse que Page demorou cerca de dois anos para entregar quase 30 minutos de música (o curta-metragem tem cerca de 28 minutos).

Claro que a trilha criada por Page foi excluída dos planos de Anger.
E no lugar de Page, Anger pediu para um tal de Bobby Beausoleil criar a trilha sonora. E quem era Bobby Beausoleil?

Bobby Beausoleil era integrante da Família Manson, estando envolvido nos assassinatos cometidos pelos fanáticos liderados por Charles Manson, entre eles o  da atriz Sharon Tate. Condenado a prisão perpétua, concluiu a trilha sonora na prisão, a pedido de Anger.

Após esta introdução da história do filme, é que chegamos onde é legal:
A trilha sonora criada por Page caiu no limbo do esquecimento. Considerado talvez como uma das peças mais raras relacionadas a Jimmy Page, a trilha foi lançada em edição limitadíssima, e são pouquíssimas pessoas que tem esse vinil. Por exemplo, pesquisei se alguém venderia o vinil, pois também sou colecionador de álbuns do Jimmy Page: achei 1 cara querendo vender, e não por menos de 1.000 dólares!!


Surgiram muitas capas diferentes, e vários bootlegs.
Abaixo estão as fotos originais e os detalhes do vinil de "Lucifer Rising", que logo na capa, já mostra Page com uma inscrição egípcia nas mãos, olhando para uma imagem de Aleister Crowley.

A capa original do vinil, e a foto que deu origem à capa.

Destaque do vinil azul, as etiquetas tem detalhes de ocultismo.

Encarte dentro do vinil: detalhe para a
gravadora "Boleskine House Records".

Quem espera distorções violentas, guitarras berrando até umas horas, esquece.
É um disco extremamente experimental, claro que tem distorções de guitarra, mas num nível mais obscuro, e sons com o theremin (aparelho que faz distorções que se parece com uma anteninha), que fazem um clima bem... diferente.

Como já disse que sou fã do Jimmy Page, recebo do mailing do site oficial do guitarrista a mensagem:


"No dia 20 de março, equinócio de primavera de 2012, a faixa título do "Lucifer Rising and Other Sound Tracks" será lançada.
A faixa título, juntamente com outras peças musicais gravadas em meu estúdio doméstico no início dos anos 70 foi revista, remixada e lançada pela primeira vez.
Esse é um diário musical de composições e experimentos de vanguarda, uma das quais apareceria no filme 'Lucifer Rising'.
A coletânea foi exumada e agora está pronta para lançamento. Ela estará disponível exclusivamente no site.
Há um encarte com comentários para cada faixa. As faixas são:"

Lado A
1) Lucifer Rising – Faixa principal

Lado B
1) Incubus
2) Damask
3) Unharmonics
4) Damask - Ambient
5) Lucifer Rising - Percussive Return

O álbum tornou-se disponível no site oficial de Page no Reino Unido, às 02:00 da terça-feira, 20 de março.

O mais legal, é que até no relançamento de "Lucifer Rising and Others Soundtracks", Page mostra seu lado místico: os equinócios da primavera, outono e inverno são comemorados como épocas de equilíbrio e harmonia espiritual - momentos em que a noite e o dia tem a mesma duração.

O vinil está a venda somente em seu site oficial: jimmypage.com (o cadastro para entrar no site é gratuito, tem muitas fotos, discografia etc).

Jimmy Page mostra mais uma vez que gosta de surpreender.
E espero que venham mais discos novos, como o próprio Page disse, que em 2013 tem novidades!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário