quinta-feira, 7 de junho de 2012

A História de "Lulu"


Como eu tenho falado muito de Metallica e Lou Reed, nada mais justo do que explicar melhor de onde se origionou a ideia do álbum "Lulu" (que eu já falei aqui), e realmente do que se trata.


Na verdade, Metallica e Lou Reed tocaram juntos no Rock n' Roll Hall of Fame em 2009. Foram duas músicas de Lou tocadas em conjunto, "Sweet Jane" e "White Light/ White Heat".

A partir daí, a ideia do pai do Rock Underground gravar um disco com os reis do Heavy Metal passou a ser certa. Todos pensaram que seria gravado um tipo de "greatest hits" do Lou Reed.

Mas Lou tinha outros planos: gravar um disco de músicas inéditas. As letras e paisagem musical de "Lulu" foram esboçadas por Lou para uma produção teatral em Berlim. O Metallica aceitou no ato, e em um mês juntos em estúdio, 10 novas canções estavam prontas.


"Lulu" é um personagem das peças Erdgeist (O Espírito da Terra, 1895) e Die Büchse der Pandora (A Caixa de Pandora, 1904) do dramaturgo, ator e cantor alemão Frank Wedekind (1864 – 1918), muito conhecido por suas peças em cabarés alemães. Ambas as peças contam a história da jovem dançarina que galga seu caminho rumo a alta sociedade, devido à seus relacionamentos com homens burgueses, mas acaba na pobreza e na prostituição.

Mas depois de trocar várias vezes de amantes/ maridos na Alemanha e acabando no fundo do poço em Londres, ela tem um encontro com ninguém menos que Jack, O Estripador, que tocou o terror na inglaterra no final do século 19, matando várias prostitutas.

O álbum rola como uma história mesmo, cheia de metáforas, violência e sexo.
Acompanhe o que acontece na sequência:


DISCO 1

01- Brandenburg Gate:

O portão de Brandenburg separava as Alemanhas.
Começa a contar a história de uma menina do interior pronta pra tentar virar a vida, fala de beber absinto e fumar ópio, entre outras coisas. E usa algumas metáforas sadomasoquistas como cortar as pernas e os bicos dos seios de pensar em Kinski e Karloff (sobre o cinema clássico), bem a cara das letras de Reed.

02- The View:

Aqui Lulu mostra suas reais intenções com os homens:
"Não tenho moral e desprezo a pureza do amor.
Quero assistir teu suicídio.
Quero te ver sacudindo no caixão.
Quero que você duvide de todos os significados que você acumulou como se fossem uma riqueza, adorando quem na verdade te despreza”.

03- Pumping Blood:

Lulu se entrega ao sadismo de Jack:
"Violação suprema, sangue no foyer, no banheiro, na sala de chá.
Sangue jorrando de mim.
Oh Jack, eu imploro, grito a minha dor.
Engulo sua lâmina mais afiada como se fosse o pau de um homem de cor.
Oh Jack, eu imploro, eu grito teu nome".

04- Mistress Dread:

Lulu se entrega a um ritual de sexo sadomasoquista, com uma das letras mais pesadas do álbum:
"Quero que você me amarre e me bata.
Ata-me com uma echarpe e jóias, uma mordaça sanguinolenta nos dentes.
Eu imploro, me degrade, sou sua garotinha, cuspa na minha boca.
Eu abro minhas pernas pegajosas e enfio um punho, um braço, me rasgue".

05- Iced Honey:

O personagem diz ser igual a mel congelado, com mais metáforas de alguém preso no inferno ou atravessando o Rio Esfige.

06- Cheat On Me:

Lulu faz uma auto-análise de sua condição, ora mostra arrependimento, ora frieza:
"Tenho um coração passional que pode acabar conosco.
Tenho o amor de muitos homens, mas não amo nenhum.
Cuspo em você e mudo de idéia.
Tenho muitos corações para partir e muitos mais para agarrar.
Teu amor é um zero para mim".


DISCO 2

01- Frustration:

Conta a história de um homem rejeitado por Lulu, que não sabe se quer matá-la ou se casar com ela:
"Você se sente menos prostituta, mas provoca.
O ódio bem claro nos seus olhos.
Eu poderia cair de joelhos para salivar nas suas coxas, mas não consigo.
Eu quero muito ferir você.
Gostaria de conseguir te matar.
Case comigo, eu te quero para esposa.
Frustração na minha cartilha de ódio".

02- Little Dog:

Lou faz metáfora sobre um cachorro pequeno e um grande.
Lulu diz que se um pobre vier com uma nota de 100, pode ter tudo o que o rico tem.
"Dinheiro pode fazer qualquer coisa.
Diga o que você quer.
Se você tem dinheiro pode ir até o topo com seu corpinho e seu pau pequeno. Desde que você consiga levantá-lo diante de uma buceta de coração insensível, então pode provar.
Cachorrinho patético".

03- Dragon:

Outro amante rejeitado de Lulu, divido entre xingá-la e amá-la. Porém não se sabe se ele está acordado ou alucinando.
"Estamos realmente mortos? Estamos mortos os dois?
Você se acha especial, que nenhuma lei se aplica a você.
Estrela vermelha da idiotice, idiotice de um idiota.
Somos apenas meros mortais aqui embaixo, meros peões, meros servos, meros objetos descartáveis para se foder.
Criatura digna de pena.
Nós te amamos de verdade, mas para você isso nada significa, ninguém existe com você. Te esperar é o mesmo que morrer.
Minhas garras sobre teu ombro até você sangrar, perfurando o bico dos teus seios até arrancá-los".

04- Junior Dad:

Letra com ar de despedida, e que Lulu mostra que tinha muita raiva de seu pai:
"Você viria a mim se eu estivesse meio me afogando com um braço levantado sobre a última onda? É injusto pedir que você me levante?
Vou te ensinar maldades, medo e cegueira.
Nada de bondade social redentora ou estado de graça.
Digam alô para o pai junior, a grande decepção.
A idade o envelheceu e o transformou no pai junior, selvageria psíquica, uma grande decepção".

Como eu disse anteriormente, o disco é obscuro, porém é de um contexto diferente no mundo do Rock.
Como Lou Reed e Metallica disseram, o disco é para pessoas letradas, pois é de difícil entendiemento.



Mas é uma viagem sem igual, musicalmente e culturalmente excelente.
Lou Reed e o Metallica criaram algo excepcional.



Nenhum comentário:

Postar um comentário