terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Quadrinhos Históricos

Existem histórias que marcam gerações.
Nos quadrinhos, existem boas histórias, porém algumas se destacam, tanto pela arte magnífica quanto pelo argumento ora complexo, ora simples. Segue algumas histórias que são um marco, tanto pra quem curte HQ's quanto pra quem gosta de uma boa história.


Demolidor - O Homem Sem Medo 
1ª publicação no Brasil: 1994
Edição de Luxo: 2009

Frank Miller nos mostra uma origem mais profunda do Demolidor, desde sua infância, a relação com seu pai, o acidente que aguçou seus instintos, o encontro com Stick (seu mestre) e Elektra. Com uma narrativa que prende a atenção, e a arte precisa de John Romita Jr., essa se tornou a origem definitiva do Homem Sem Medo.


Batman - A Piada Mortal
1ª publicação no Brasil: 1999 (a original americana é de 1988)
Edição de Luxo: 2010


O Coringa apareceu pela 1ª vez nos quadrinhos em 1940, na revista Batman # 1.
Na verdade, ele era só um palhaço que roubava joalherias e matava algumas pessoas pelo caminho.
E não se conhece ao certo o seu nome real, mas o que se sabe é que ele era um cômico bem pé de chinelo.
Mas o que realmente alterou o personagem foi essa Graphic Novel.
Todos que leram essa história, não só fãs do Batman, dizem que foi a melhor história do Coringa já escrita e desenhada. Acontece que o grande roteirista Alan Moore (que escreveu V de Vingança, Watchmen), mudou completamente o perfil psicológico do Coringa, passando de um simples ladrão colorido a um psicopata assassino em massa.
Se o roteiro de Moore é excelente, a arte de Brian Bolland não fica por menos, é brilhante.
Nessa história, o Batman é coadjuvante, e tudo gira em torno do Coringa e alguns flashbacks de seu passado. Ele quer provar que muita pressão psicológica deixaria qualquer um louco.
Aliás, foi essa história que inspirou o falecido ator Heath Ledger a interpretar o Coringa no filme "Cavaleiro das Trevas", e ele estava bem sombrio e violento, não?




Coringa
Edição de Luxo: 2010

Outra edição sobre o Palhaço do Crime. Porém essa, escrita por Brian Azzarello e desenhada por Lee Bermejo, conta uma história sobre o Coringa sob um outro ponto de vista: ninguém sabe a causa, mas o Coringa foi liberado do Asilo Arkham. Jonny Frost, um aspirante a bandido, é convocado para acompanhar o Coringa em uma empreitada para reaver seu império no submundo de Gotham City.
Como pode se esperar, é uma história cheia de psicose, sangue e risadas.



Batman: O Cavaleiro das Trevas
1ª publicação no Brasil: 1987
Edição de Luxo: 2007

Também escrita e desenhada por Frank Miller, mostra Bruce Wayne aposentado, aproveitando seu status de playboy que nunca o seduziu. Mas a criminalidade nas ruas de Gotham estão em níveis crescentes, e o Batman resolve voltar a ativa, porém contra um novo inimigo: a idade. Conta com um dos combates mais aguardados de todos os tempos, Batman contra Superman, que se tornou um puxa-saco do governo americano. Esta história é considerada o ponto onde Frank Miller entrou para o panteão dos quadrinistas de destaque.



Superman vs. Muhammad Ali
1ª publicação no Brasil: 1979
Edição de Luxo: 2011

Esta edição foi um pouco controversa quando foi lançada: juntar Ali, que era o herói do povo, com Superman, o herói mais forte do mundo, em um ringue. A ideia foi bem aceita pelo público, tanto que é considerada um clássico. Desenhada por Neal Adams e roteirizada por Denny O'Neil.
Detalhe: a capa conta com vários artistas, entre eles Jackson 5, Cher, Andy Warhol e até Pelé.



Do Inferno
Lançado em: 2000

Escrita por Alan Moore e desenhada por Eddie Campbell, esta história em 4 partes conta a história de Jack, o estripador e seus crimes que ocorreram no distrito de Whitechapel em Londres, em um ângulo diferente: a do próprio assassino. Os argumentos são complexos, misturam desde maçonaria e dados históricos da Inglaterra do século 19. A maneira mais adequada de se classificar esses quadrinhos seria como uma novela mesmo, desde seus fatos interligados até sua continuidade em si. E pra finalizar, a frase (verídica) utilizada por Jack:
“Um dia os homens olharam para trás e dirão que eu dei a luz ao século XX.”


Devo admitir que tenho todas essas revistas, como um colecionador que sou.
E indico à todas as pessoas que gostam, que leiam!!
Agradeço à minha esposa por me presentear com "Superman vs. Muhammad Ali", ajudando a aumentar minha coleção de clássicos!


Direitos reservados: Marvel Comics, DC Comics

Nenhum comentário:

Postar um comentário