terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Evolução do Rock 'n' Roll


Existem algumas coisas que não podem ser comparadas, exemplo Pelé, Chico Anysio...
Mas com a música, a exemplo do Rock' n' Roll, isso pode ser comparado.
O Rock, desde os primórdios, é uma constante evolução.
Evoluiu do Blues, tanto que muitas bandas ou músicos mantêm essas raízes fortemente calcadas nesse estilo.

Quando me refiro a comparações, não digo o estilo de se apresentar, o carisma ou mesmo a maneira de se vestir, mas sim à comparação sonora, como evolução do som.

Quando a banda Audioslave lançou seu 1º disco, em 2002, ao ouvir as faixas, logo pensei no Led Zeppelin. Poxa, o vocal gritado, a bateria pesada... os músicos são muito bons!! Não comparando o Chris Cornell com o Robert Plant, ou o Tom Morello com o Jimmy Page... mas como um todo, o resultado dessa união. Tanto que uma rádio em SP fez um mix das faixas "Cochise" do Audioslave, com "Black Dog", do Led, devido à essa semelhança. Poderia ser dito que o Audioslave seria uma evolução natural do Led Zeppelin.

Audioslave.

Led Zeppelin.


Um outro exemplo: o lendário guitarrista Jimmy Hendrix, músico talentoso, suas músicas são clássicas. Mas seria errado comparar a psicodelia de Hendrix com a psicodelia moderna de Lenny Kravitz?
Lenny é um músico notável, em estúdio, grava todos os intrumentos, e suas músicas são extremamente psicodélicas, a exemplo de seus álbuns "5" e "It's Time for a Love Revolution". Acredito que essa seria outra forma de evolução, porque é claro que Lenny se inspira (e muito) em Hendrix.

Jimmy Hendrix.

Lenny Kravitz.

Conversando com um amigo meu, muito fã dos Beatles, fiz uma comparação que à princípio, ele ficou meio desconcertado, mas depois ele concordou comigo.
A evolução dos Beatles é a banda inglesa Oasis.
Pode parecer bobeira, mas acredito que se os integrantes dos Beatles estivessem vivos e juntos, em pleno século 21, faria um som não exatamente igual, mas muito parecido com o Oasis (os músicos são muito bons, porém muito arrogantes... mas disse anteriormente que gostaria de comparar o som, não o comportamento.).
Mas não todos os álbuns do Oasis, mas sim "Standing on the Shoulder of Giants" e o disco ao vivo "Familiar to Millions", pois nessa época o Oasis estava no auge de sua forma, e seu som soava bem setentista e psicodélico, em alguns momentos.

The Beatles.

Oasis.

Isso sem contar o Faith no More, que foi uma banda brilhante em meados dos anos 80, trouxe uma sonoridade nunca ouvida, misturando estilos distintos, como Rock e Rap, e abriu as portas para o que hoje é conhecido como Nu Metal, que trouxe bandas excelentes como Slipknot, Deftones, Korn... ou seja, o Nu metal é a evolução sonora do que o Faith no More mostrava nos anos 80.

E o próprio Alice Cooper, gênio do Rock Horror, que introduziu a teatralidade nos shows, que lançou músicas que se tornaram hinos, como "Welcome to my Nightmare" e "Desperado", admitiu que a evolução sonora do que ele faz é seu amigo Rob Zombie, que possui o mesmo ponto de vista pra compor suas músicas. Isso pode ser ouvido no álbum do Rob Zombie "Hellbilly Deluxe 2", comparado ao mais rescente trabalho de Cooper, "Welcome 2 my Nightmare".

Rob Zombie e Alice Cooper.

Mas acredito que essa é a beleza do Rock em geral: enquanto vários outros estilos não inovam, apenas mostram mais do mesmo de várias maneiras, o Rock evolui, graças às suas bases bem fundadas com músicos excepcionais, que continuam inspirando até hoje, e pode ter certeza que por muitos e muitos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário