segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

The Black Crowes

The Black Crowes é uma banda fundada em Atlanta, Georgia. O grupo começou em 1985 e vendeu até hoje mais de 15 milhões de álbuns. A banda ocupa a posição #92 na lista dos 100 Maiores Artistas de Hard Rock da VH1.


A banda é uma das mais eficazes máquinas no campo das guitarrices e psicodelias em geral. O grupo mostra nos seus discos de estúdio e ao vivo que é muito mais do que uma cópia de The Rolling Stones ou The Faces - a quem são freqüentemente associados.
Os integrantes são: Chris Robinson, Rich Robinson, Steve Gorman, Marc Ford, Eddie Harsch e Sven Pipien.
Com integrantes não muito mais velhos que suas próprias tendências, a banda tem a aparência tipicamente roqueira: cabelos longos, roupas aveludadas, coletes e o mais legal é que eles fogem daqueles lances de ser bombadinhos, já que são bem magrinhos. Além disso, aquele tradicional som "blueseiro" e alcoólatra.
Pois bem, vou citar três álbuns deles aqui, que considero muito bons:

- Shake Your Money Maker (1990):


Se trata do primeiro álbum dos caras, e aqui eles já tem seu som bem definido: o peso do rock, com aquela pitada de blues. E pra quem quer saber: sim, esse disco é considerado um clássico.


- Live at the Greek (2000):


Pelo título já se percebe que seja um disco (duplo, por sinal) ao vivo, porém com um detalhe: JIMMY PAGE toca com os Black Crowes! É um excelente disco, já que Jimmy toca músicas do Led Zeppelin, porém bem mais puxadas para o blues, com as guitarras bem distorcidas, e todo o tempo improvisos bem feitos.
Vale a pena ver o talento dos Black Crowes junto com a maestria do Mr. Page.


- The Lost Crowes - The Tall Sessions & The Band Sessions (2006):


Este disco duplo se trata de sessões da banda ao passar dos anos, "b-sides, e músicas raras que não foram lançadas em seus discos anteriores. Vale a pena conferir a evolução da banda, não pela alteração do seu som, muito pelo contrário, mas pela técnica cada vez mais aprimorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário