segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Chris Cornell - Pioneiro do Grunge

Falar do Chris Cornell é uma viagem ao tempo: é falar das bandas que eu curtia na adolescência (e até hoje curto muito), e relembrar clássicos do Rock dos anos 90.


Chris Cornell nasceu em Seattle, Washington, 20 de julho de 1964, e é considerado por muitos (incluindo eu mesmo) como um dos pioneiros do movimento grunge que surgiu no final dos anos 80 e início dos anos 90.
Foi um dos fundadores do Soundgarden, em 1984. Diferente de outras bandas grunge, o Soundgarden tem uma sonoridade mais pesada, sendo até confundida com uma banda de Heavy Metal/Hard Rock.
A banda lançou ótimos álbuns como "Badmotorfinger" e o cultuado "Superunknown".

Capa de "Badmotorfinger".
Capa de "Superunknow".















Em 1991, Cornell e o baterista do Soundgarden Matt Cameron, se juntaram com o que seria o embrião da banda Pearl Jam, e formaram a banda Temple of the Dog, em homenagem a Andrew Wood, vocalista de outra banda grunge (Mother Love Bone), que morreu de overdose.
Destaque para as músicas "Say Hello 2 Heaven", "Pushin Forward Back" e o dueto com Eddie Vedder em "Hunger Strike".

Capa do lendário "Temple of the Dog"

O Soundgarden se separou em 1997, apóso lançamento de seu álbum "Down on the Upside".

Cornell resolveu seguir carreira solo, e em 1999 lançou o álbum "Euphoria Morning". O disco foi aclamado pelo público, porém não agradou os fãs de Soundgarden, pois o som do disco é bem mais denso, chegando até ser depressivo.
Destaque para as faixas "Can't Change Me", "Flutter Girl", "Moonchild" e "Pillow of Your Bones".

Álbum "Euphoria Mornig".

Em 2001, Cornell se juntou aos ex-integrantes do Rage Against the Machine, formando o Audioslave.
Altamente inspirados em Led Zeppelin e Pink Floyd, lançaram 3 álbuns: Audioslave em 2002, Out of Exile em 2005 e Revelations em 2006.
Seria difícil destacar alguma faixa dos 3 discos, já que eles são excelentes.
Em 2007, Cornell deixou a banda por "diferenças irreconciliáveis".

Os 3 álbuns do Audioslave: "Audioslave", "Out of Exile" e "Revelations".

No mesmo ano de 2007, Cornell lançou seu 2º álbum solo: Carry On. Como o próprio músico disse, são composições que foram negadas no tempo do Soundgarden e Audioslave.
As faixas de destaque são "Arms Around Your Love", "Ghosts", "You Know my Name" (trilha do filme 007 - Cassino Royale) e o cover de Michael Jackson "Billie Jean".

Capa de "Carry On".

Em 2009, Cornell lançou seu 3º disco solo, entitulado Scream.
Quem produziu o álbum foi Timbaland, que é conhecido por seus trabalhos com R&B.
O disco não agradou muito, e a crítica marretou em cima. Eu tenho que dizer que achei o disco muito bom, pois Cornell sempre curtiu essas experimentações, e ele mesmo havia dito que gostaria de gravar um disco diferente. Destaque para "Scream", "Time" e "Part of Me".

Capa de "Scream".

Em 31 de dezembro de 2009, Cornell anunciou no Twitter o que muitos fãs esperavam por anos: a reunião do Soundgarden. Em 2010, lançaram o disco de reunião: Telephantasm, que é uma coletânea com as melhores músicas do Soundgarden, mais a inédita "Black Rain".

Capa do agardado "Telephantasm".


Essa foi uma revisão rápida pela carreira de Chris Cornell, espero que gostem!
Agora, quando lançar o novo álbum solo ao vivo do Cornell, eu comento dele aqui!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário