quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Metal Industrial

Galera, vou postar um especial sobre o Metal Industrial, um dos meus estilos prediletos de rock. Gosto de vários, mas este em especial, devido ao peso do som, às distorções e tudo mais.
Acompanhe o que é Metal Industrial e algumas das bandas que tocam esse tipo de som!

Metal Industrial


Rock industrial é um gênero musical que mistura a música industrial com específicos subgêneros do rock, mais especificamente Rock Alternativo. Apresenta: bateria eletrônica, uso intensivo de sintetizador, riffs de guitarra derivados do thrash metal e muita distorção: na guitarra, na bateria e, principalmente, nos vocais. Uma outra característica marcante do Rock Industrial são os samples que colorem as faixas – as invocações de Aleister Crowley, slogans nazistas e diálogos de filmes de terror.
O Metal Industrial surgiu por volta dos anos 80, mas atingiu o "mainstream" nos anos 90, com bandas que inovaram o estilo (que serão mostradas abaixo), tanto que bandas mais conservadoras como Megadeath e Pantera já tiveram músicas remixadas para o Industrial. David Bowie (isso mesmo, o camaleão do rock!!) já foi seduzido pelo estilo e em 1997 lançou um álbum inteiro com o estilo.


Bandas de Metal Industrial

Nine Inch Nails


Nine Inch Nails (abreviado como NIN) foi fundada em 1988 por Trent Reznor, os estilos musicais do NIN abrangem uma grande variedade de gêneros, enquanto retendo um som caracteristicamente intenso usando instrumentos e processos eletrônicos.
Devido aos seus álbuns conceituais, geralmente Trent Reznor incorpora em seus shows algum personagem que vive à margem da sociedade, beirando entre a depressão e a insanidade. As canções envolvem temas como a introspecção, desespero, exclusão social, e críticas às religiões, ao consumismo e ao mundo das celebridades. Nos palcos, o NIN comumente faz espetáculos artísticos, empregando elementos visuais espetaculares para acompanhar suas performances, que frequentemente culminam com a banda destruindo instrumentos musicais.

Rammstein

 

Rammstein é uma banda alemã formada em Berlim em Janeiro de 1994. As músicas são em sua maioria em alemão. O nome da banda vem de um acidente aéreo acontecido na pequena cidade alemã Ramstein em 1988, durante uma exibição em que três aviões italianos colidiram e caíram em cima da platéia, provocando a morte de setenta pessoas. A banda decidiu então pôr um "M" a mais no nome da banda. "Rammstein" literalmente pode ser traduzido como aríete, é algo como martelo, pedra do martelo, algo do gênero. Se perceber também que eles tem sempre um tom pejorativo quanto a sociedade e governo, pode-se ver que o nome o indica bem. Das bandas que cantam em alemão é a que atingiu maior sucesso fora da Alemanha.
A banda freqüentemente usa efeitos pirotécnicos, fortes efeitos de iluminação além de um aspecto teatral nos seus concertos, produzindo um visual impressionante mas sobretudo cativante, mesmo para quem não gosta da sua música.

Rob Zombie

 
Robert Bartleh Cummings ou simplesmente Rob Zombie, nascido em 1965. Também é diretor de filmes de terror, DJ de uma rádio em Los Angeles e desenhista.
Antes da carreira solo, Rob Zombie cantava em uma banda chamada White Zombie, mas acabou saindo dela, quando os músicos se separaram. Mas mesmo seguindo em carreira solo, continua com o Metal Industrial, e tanto suas músicas quanto os filmes que dirige são bem característicos como "Trash", e ele então criou um rótulo para seus trabalhos. Hoje é considerado um ícone.

Marilyn Manson

 
Marilyn Manson (nome artístico de Brian Hugh Warner) nascido em 1969 vocalista de uma banda epônima, conhecido por sua personalidade escandalosa. Seu nome artístico foi formado a partir dos nomes Marilyn Monroe e Charles Manson, mostrando o que ele considerava o último e mais perturbante dualismo da cultura norte-americana.
Praticamente censurado em vários meios de comunicação, seus shows são bem elaborados e com vários efeitos especiais. Considerado para muitos outros músicos de rock como sendo o "bode expiatório" para os problemas de tiroteios dentro de escolas.

Um comentário:

  1. Ba, desculpe o comenatário, mas poderia ter abrangido mais as bandas antigas que iniciaram o estilo como Skinny Puppy, Killing Joke e Ministry que foram os precursores do rítmo industrial juntamente com Pitchifter e Godflesh que criaram o death metal industrial que veio a ser referência uns anos mais tarde por Meathook Seed que é uma junção de membros do Obituary e Godflesh. E o Fear Factory. Esse é um dos estilos que mais curto também, mas com algumas excessões já não curto todas as bandas nesse estilo, não curto o estilo mais pop como Marlin Manson e Nine inch Nails e algumas bandas do gênero que a meu ver estragam o estilo. Já curto mais a porrada trash do Ministry com a Porrada Death do Godflesh, Meathook Seed e Fear Factory. Mas gosto é gosto e não se discute.

    ResponderExcluir